Dia de bico calado

Amigos e leitores já perguntaram: porque não escreves aqui sobre aqueles assuntos que são públicos e que te envolvem? Respondo: por uma questão de princípio.
Tenho vários blogs. São meus. São espaços que posso usar para o que quiser, fazer deles o meu jornal, usá-los como tempo de antena, folha de campanha, editorial.
E no entanto há um qualquer inato sentido de pudor que me leva a não querer usá-los ao serviço de um interesse meu.
Eu sei que tenho aqui quantas vezes um registo intimista que faz com que certas pessoas se entretenham a tentar descortinar no que escrevo uma biografia, ou pelo menos um diário confessional. E sei que isso tem dado não poucos equívocos com os consequentes embaraços. Tenho tentado conviver com isso, por vezes a fazer-me de forte.
Mas passar para questões públicas em que tenha interesse directo, fazendo daqui jornal? Confesso que não sou capaz.
Já aconteceu ter sido enxovalhado e ficar calado, apesar de poder vir aqui tirar desafronta. Ser atacado com mentiras podendo vir aqui esclarecer. Querer proclamar uma ideia e fazer destes blogs megafone.
Perguntam-me qual é a questão de princípio. Não sei explicá-la. Sei que dá-me acanhamento. Só isso, o que para mim basta, sendo embora uma velharia neste mundo tão prático quanto solto.
Por tudo isso hoje fico calado.